ANVISA conquista avanços à saúde do brasileiro

ANVISA conquista avanços à saúde do brasileiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a mais nova integrante do Comitê Gestor do International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH) e se torna a primeira Agência Regulatória do Hemisfério Sul a conquistar esse posto. Além disso, a ANVISA passa a ter voto na definição do alinhamento global de regulamentação sanitária para medicamentos e para a indústria farmacêutica. O resultado da votação foi divulgado durante a Assembleia Geral do ICH na última terça-feira, dia 19, em Singapura.

Com a conquista, o Brasil/ANVISA passa a fazer parte do ICH ao lado de autoridades sanitárias dos Estados Unidos, Japão, Canadá, Suíça, Singapura, Coreia, China e União Europeia. Passo importante não apenas pelo reconhecimento da credibilidade da Agência, mas pela evolução que deve acontecer nos próximos anos.

Para se manter nesta condição, a ANVISA tem o compromisso de implementar, até 2021, um conjunto de guias do ICH relacionados a ações de farmacovigilância, pesquisa clínica, implementação do Common Technical Document (CTD) e do MedDRA. Ações fundamentais para a evolução da convergência regulatória.

Esses avanços representam ganhos à ANVISA, ao paciente brasileiro, ao País e ao setor farmacêutico. Portanto, a INTERFARMA gostaria de agradecer e parabenizar a todos os envolvidos neste processo, que levou mais de quatro anos de muito trabalho e dedicação.

Leia também, matéria publicada no site da ANVISA clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *