Biostartup Lab ganha 2ª edição focada em saúde humana

Biostartup Lab ganha 2ª edição focada em saúde humana

Panorama Farmacêutico

Equipes receberão dez semanas de treinamento para aceleração do empreendedorismo. Projeto é fruto de parceria entre Interfarma e Biominas Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, o programa Biostartup Lab promove o empreendedorismo voltado a projetos na área de saúde humana. Fruto de uma parceria entre Biominas Brasil e Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), a inciativa consiste em palestras, treinamentos e exercícios práticos com clientes em potencial para a aceleração de negócios entre equipes que tenham ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups de saúde.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de junho e não há limitações acerca da região de origem da equipe; são permitidos times de qualquer estado brasileiro ou país do mundo. Também são aceitas inscrições de projetos em diferentes fases, desde os mais incipientes até os que já estão praticamente prontos para serem lançados. Mais detalhes sobre as inscrições, clique aqui.

Ano passado, vinte e uma equipes inscritas receberam os treinamentos de aceleração do empreendedorismo por dois meses. Dez foram selecionadas para a apresentação final, chamada de Demoday, em que uma votação elegeu o melhor projeto.

“Promover a inovação é essencial para o País, com benefícios ligados ao acesso à saúde, à geração de emprego e de renda, bem como a promoção da competitividade do setor”, ressalta Pedro Bernardo, presidente-executivo da Interfarma.

Para a entidade, a inovação é essencial não só pelo impacto positivo no setor, mas também por trazer benefícios a todo o país. “Inovação diz respeito à pesquisa clínica, que promove ciência, capacita profissionais de saúde e gera interação entre universidades, iniciativa privada e setor público. Outra consequência positiva são os investimentos aportados, que geram empregos, melhores instalações para a condução de pesquisas e acabam por aumentar as exportações, com impacto na balança comercial”, afirma Maria José Delgado Fagundes, diretora da Interfarma.

O BioStartup Lab não cobra nenhum tipo de taxa das equipes participantes, nem contrapartida financeira ou econômica e, inclusive, a utilização do espaço de coworking do programa é permitida de forma gratuita até o fim da rodada.

O programa começa no dia 3 de julho, sendo que as atividades serão realizadas em três dias da semana, ao longo de 10 semanas. Os participantes irão aprender a usar ferramentas inovadoras que facilitem a modelagem de negócios, além de apresentarem de forma objetiva o seu empreendimento, para atrair investidores e clientes.

O programa conta com apoio da Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados) e Abradimex (Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares). As entidades irão ajudar na difusão da iniciativa e seleção dos times participantes.

Mais detalhes no portal do Biostartup Lab: http://biostartuplab.org.br

Fundada em 1990, a Interfarma possui atualmente 51 empresas associadas. Hoje, esses laboratórios são responsáveis pela venda, no canal farmácia, de 79% dos medicamentos de referência do mercado e também por 32% dos genéricos produzidos por empresas que passaram a ser controladas pelos laboratórios associados. Além disso, as empresas associadas respondem por 41% da produção dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) do mercado brasileiro e por 49% dos medicamentos tarjados (50% do total do mercado de varejo).

Biominas Brasil — Instituição privada, criada em 1990, a Biominas Brasil apoia o desenvolvimento de projetos em todas as suas etapas: da ideação à sua expansão, com objetivo de constituir negócios de impacto em ciências da vida no país. Sua área de negócio Empreendedorismo dispõe de programas de educação empreendedora, pré-aceleração, aceleração de startups e incubação de empresas. Além disso, a Biominas oferece serviços de consultoria especializada a empresas nacionais e estrangeiras do setor, elabora estudos e organiza eventos de negócios no setor, como a BIO Latin America.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *