Câncer de mama no Brasil

Câncer de mama no Brasil

Já está disponível no YouTube da Interfarma mais um vídeo produzido com informações do estudo “Câncer no Brasil: a jornada do paciente no sistema de saúde e seus impactos sociais e financeiros”. 

Na primeira semana de outubro, foi disponibilizado o vídeo sobre Câncer de Mama, aproveitando que o mês é voltado para conscientização sobre esse tipo de neoplasia. 

O Ministério da Saúde indica a realização da mamografia, importante exame para o diagnóstico da doença, a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização anual a partir dos 40 anos. 

Apesar da diferença na recomendação, o maior problema ainda é o acesso aos exames, principalmente no sistema público. A falta de acesso ao exame é pior dependendo da região do país que o paciente vive. A maior cobertura está no Sul e no Sudeste. 

Segundo a SBM, a taxa de realização de mamografias caiu 75% entre abril e maio no Brasil, devido a pandemia do coronavírus. O que pode resultar em um diagnóstico da doença em
estado mais avançado e fazer com que sejam necessários tratamentos e cirurgias mais agressivos.
 

Para assistir ao vídeo, clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.