GT HEALTH POLICY FIFARMA

GT HEALTH POLICY FIFARMA

INTERFARMA participa de reunião mensal do GT de Health Policy da FIFARMA que abordou questões do combate à pandemia e vacinas

Comunicação INTERFARMA

A INTERFARMA participou da reunião mensal do GT de Health Policy da FIFARMA (Federação Latino-Americana da Indústria Farmacêutica), realizado na última quarta-feira, dia 24. Veja os destaques: 

MERCOSUL – A reunião entre os ministros da Saúde do MERCOSUL, realizada no último dia 18, contou com a participação de Peru e Bolívia, além dos países-membros. Foram relatadas apenas discussões abrangentes sobre temas ligados à COVID-19, como a importância de intensificar a cooperação entre os países e de remover barreiras de acesso a vacinas e tratamentos. Não foram, contudo, mencionadas pelos ministros políticas ou diretrizes específicas para alcançar esses objetivos. A apresentação do Brasil esteve focada na nova plataforma de dados da COVID-19. 

Observatório Regional de Preços de Medicamentos – Lançada nesse mês pela UNOPS/ONU (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), a plataforma nasceu com o propósito de ser aberta ao público geral para que possam ser comparados os preços de medicamentos recomendados pela OMS para tratar a COVID-19. No entanto, o acesso aos dados tem sido aparentemente restrito, uma vez que nenhuma associação conseguiu aceder à plataforma. A FIFARMA tem questionado a UNOPS sobre a metodologia utilizada para esse banco de dados, mas também não obteve resposta. A entidade está tentando agendar uma reunião para esclarecimentos. A plataforma utiliza fontes de dados de 21 países:

Vacinas – Foi apresentada a iniciativa para criação de uma workstream sobre vacinas, dentro do GT de Health Policy, cuja atuação estaria ligada a dois conceitos fundamentais:

  • Pooled procurement: analisar e discutir oportunidades e desafios sob a perspectiva da indústria.
  • Aliança para vacinas: interagir como uma plataforma científica e política na região, propiciando uma discussão mais inclusiva com a PAHO (Organização Pan-Americana de Saúde).

A criação dessa workstream será submetida à aprovação do Comitê Gestor da FIFARMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *