Interfarma abre canal de comunicação direto com Embaixada do Japão

Interfarma abre canal de comunicação direto com Embaixada do Japão

A Interfarma apresentou os principais temas de sua agenda de atuação para o embaixador do Japão no Brasil, Dr. Akira Yamada, e sua equipe diplomática, em reunião realizada no dia 19 de agosto.  

O objetivo da Interfarma é criar um canal de comunicação direto com a Embaixada e identificar possíveis pontos de colaboração entre as entidades. Dentre os tópicos abordados, destacam-se: 

  • Propriedade Intelectual: importância de o Brasil possuir um ambiente jurídico alinhado às melhores práticas internacionais para atração de inovação e investimentos; 

  • Pesquisa Clínica: identificação de pontos de melhoria para que o Brasil tenha um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de estudos clínicos; 

  • Assuntos Regulatórios: relevância do alinhamento regulatório entre a ANVISA e agências internacionais renomadas; 

  • Acesso: entender as discussões em andamento no Japão acerca de novas formas de financiamento, como meio para promover acesso a tratamentos inovadores.  

Akira Yamada ressaltou o interesse do Governo Japonês em estabelecer ações de cooperação com o Brasil, tanto no que se refere a medicamentos quando a equipamentos médicos, não só para ampliar os investimentos econômicos, mas também para promover melhorias no acesso à saúde da população. 

Outro ponto levantado foi a importância do alinhamento que o Brasil tem buscado em relação às melhores práticas internacionais em diversas áreas, como inovação e assuntos regulatórios, o que pode ser potencializado por meio da atuação das empresas multinacionais.  

Como encaminhamento da estratégia de se aproximar dos governos ligados às associadas e de outros atores de representação internacional, a Interfarma buscará uma aproximação com a JPMA (Japan Pharmaceutical Manufacturers Association) e realizará reuniões técnicas com a equipe da Embaixada e empresas japonesas associadas para construir uma agenda de trabalho concreta. 

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