MEDICAMENTOS SIMILARES:INTERFARMA PREPARA CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA
Interfarma 20/01/2014

MEDICAMENTOS SIMILARES:INTERFARMA PREPARA CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA

Nesta quarta-feira, dia 22, às 10h, a Interfarma realizará uma reunião extraordinária das Comissões de Assuntos Econômicos, Assuntos Regulatórios e Acesso  para discutir as alterações definidas pelo Governo na comercialização de produtos similares.

O lançamento da Consulta Pública feito às pressas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANIVSA), em coletiva de imprensa na última quinta-feira, dia 16, deixa dúvidas quanto à efetividade das contribuições e sugestões da indústria sobre o assunto. Entretanto, desde a semana passada, a Interfarma está à disposição de seus associados identificando dúvidas e preocupações.

Seguem alguns pontos avaliados pela Interfarma até o momento:

A ausência de estudos e debates mais aprofundados sobre as decisões tomadas de última hora reforçam a ideia de que o governo se precipitou na questão dos similares, surpreendendo toda a indústria farmacêutica; 
Prejuízos à política nacional dos genéricos;
O enfraquecimento da prescrição médica, agora, formalmente submetida à dupla possibilidade de substituição;
O prejuízo à atuação dos chamados “similares de marca”, produtos que incentivam importante processo de diálogo e visitação à classe médica;
E, principalmente, a possibilidade da geração de uma falsa expectativa de redução no preço final e, consequentemente, ampliação de acesso a medicamentos por parte dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *