Movimento pelo desenvolvimento da pesquisa clínica brasileira busca apoio através de site e mídias sociais
Interfarma 02/11/2014

Movimento pelo desenvolvimento da pesquisa clínica brasileira busca apoio através de site e mídias sociais

Portal Segs
A Aliança Pesquisa Clínica Brasil, movimento que incentiva o desenvolvimento dos estudos clínicos no país e defende uma maior agilidade dos trâmites regulatórios, concentra agora seus esforços também na internet e nas mídias sociais.
Pesquisadores, médicos, profissionais de saúde, pacientes e instituições podem assinar o Termo de Adesão no site www.aliancapesquisaclinica.com.br e logo poderão acompanhar as atividades do movimento também no Facebook, Twitter e Youtube. No endereço, podem ainda se informar sobre a história, as fases de produção e os benefícios gerados pela pesquisa clínica, além de conferir as notícias recentes sobre o tema e fazer perguntas que serão respondidas por especialistas das diferentes áreas da saúde.
A iniciativa já conta com o apoio de mais de 30 instituições, entre hospitais, universidades, centros de pesquisa, empresas, ONGs de auxílio ao paciente, sociedades médicas e entidades representativas da pesquisa clínica.
O Brasil ainda figura com um dos sistemas regulatórios mais lentos do mundo, com prazo de médio de aprovação de 12 a 15 meses. Esta lentidão tem feito o país perder excelentes oportunidades de participação em pesquisas internacionais, intercâmbio científico, atualização profissional, geração de emprego e inovação na saúde pública. Em 2013, por exemplo, por causa da morosidade dos órgãos regulatórios Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), mais de 3.700 pacientes brasileiros deixaram de integrar 112 investigações internacionais de doenças graves, como câncer e diabetes, de acordo com dados de somente 18 empresas da área de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *