Para evitar risco de desabastecimento, INTERFARMA pede à Anvisa isenção temporária no controle de produtos importados

Para evitar risco de desabastecimento, INTERFARMA pede à Anvisa isenção temporária no controle de produtos importados

Diante dos esforços da Anvisa para evitar o desabastecimento de medicamentos no mercado, a INTERFARMA solicita à Agência suspensão no controle de qualidade dos produtos importados que chegam ao Brasil, exclusivamente, durante o período de crise causado pelo novo coronavírus. 

Com a diminuição de voos, as importações estão sofrendo atrasos e o pedido da Associação é uma forma de reduzir processos de produtos importados e agilizar o acesso dos medicamentos aos pacientes. Além disso, é uma forma de evitar a exposição dos técnicos dos laboratórios responsáveis pelo controle de qualidade à potencial contaminação pela Covid-19.

Este pleito só acontece porque os medicamentos importados passam por testes completos de controle de qualidade em seu país de origem e, juntamente com rigoroso monitoramento da cadeia de transporte, garante a qualidade do produto ao longo do trajeto, evitando riscos ao paciente.

A INTERFARMA, por meio do GT Regulatório Covid-19, vem discutindo essa proposta com a Segunda Diretoria da Anvisa e, nesta segunda-feira, o tema também será debatido com a Dra. Meiruze Freitas, Diretora substituta da Quarta Diretoria da Agência e os técnicos da área. A deliberação final deste pleito deve ocorrer na próxima reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa, prevista para acontecer na próxima terça-feira, dia 12.

Em paralelo, o GT Regulatório Covid-19 realizará ainda nesta semana:

    • Em 05 de maio (terça-feira): apresentação de propostas à GPBIO/Anvisa sobre rotas alternativas de importação de medicamentos biológicos;
    • Em 06 de maio (terça-feira): encontro virtual do GT para elaboração de posicionamento sobre as novas diretrizes para distribuição de amostras grátis em tempos de pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *