RELEASE: Seminário INTERFARMA sobre inovação em saúde reúne Mandetta, Maia e Alcolumbre

RELEASE: Seminário INTERFARMA sobre inovação em saúde reúne Mandetta, Maia e Alcolumbre

Comunicação INTERFARMA

Discutir o cenário da saúde no Brasil, em busca de mais acesso às inovações tecnológicas e seus benefícios ao paciente brasileiro. Esse é o objetivo do Seminário INTERFARMA – “Inovação Tecnológica na Saúde e o Valor para o Paciente”, que acontece no próximo dia 4 de julho, em Brasília (DF). O evento contará com as presenças dos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da senadora Mara Gabrilli.

Na ocasião, a INTERFARMA lançará um estudo sobre pesquisa clínica, elaborado pela consultoria internacional IQVIA. O trabalho mostra um panorama do setor no país, destacando os entraves que precisam ser trabalhados para que o Brasil, atualmente o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, tenha uma posição igualmente de destaque na produção de estudos clínicos. Hoje, o país ocupa a 15ª posição, com 2,1% dos estudos clínicos iniciados em 2018. 

O seminário se destaca também pelos convidados internacionais, que irão compartilhar as suas experiências nas áreas de propriedade industrial, inovação, geração de patentes e tendências ligadas ao setor farmacêutico. Estão confirmadas as presenças de Federico de Masi, um dos maiores especialistas em propriedade industrial da Europa; Roger van den Heuvel, Líder Global de Estratégias do Setor de Ciências da Vida da KPMG; Bernard Munos, CEO do InnoThink Center para pesquisa em inovação biomédica e Professor da Stanford Graduate School of Business (EUA); e Manfredo C. Cozzi, Médico e ex-Presidente da Câmara Argentina de Especialidades Medicinais (CAEMe).

Dividido em cinco painéis, o seminário terá discussões focadas em pesquisa clínica, contexto econômico do País, inovação, acesso e governo. 

O primeiro painel é de pesquisa clínica e contará com a presença do Dep. Federal Hiran Gonçalves, relator do PL de Pesquisa Clínica, que avança no Congresso. Também participam do debate a Dep. Federal Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, e Fábio Franke, presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil.

Em seguida, está previsto o painel de economia, com a presença de Caio Megale, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Ele apresentará um panorama do momento político-econômico do País, com foco no setor industrial.

No início da tarde, o terceiro painel reunirá o presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Cláudio Vilar Furtado, e a diretora da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Alessandra Bastos, que falarão sobre o papel do agente regulador e a importância da propriedade industrial para a inovação no País. 

Também participam do debate a pesquisadora do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fernanda de Negri, doutora em economia pela Universidade Estadual de Campinas; e Thiago de Mello Moraes, Coordenador-Geral de Saúde e Biotecnologia da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O painel seguinte, sobre governo, traz uma apresentação sobre as ações do governo para o aprimoramento do setor industrial, com destaque na área farmacêutica. Ela será realizada pelo Secretário Especial Adjunto, Igor Calvet, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. 

O seminário será encerrado com um painel sobre acesso. Reunirá Denizar Vianna de Araújo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS); Leandro Fonseca da Silva, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Tiago Farina Matos, Diretor Jurídico e Advocacy do Instituto Oncoguia.

Veja a programação completa do evento aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *