Webinar Vacinas: É preciso informar população adulta sobre importância de manter carteira de vacinação atualizada

Webinar Vacinas: É preciso informar população adulta sobre importância de manter carteira de vacinação atualizada

No dia 9 de dezembro, aconteceu o segundo webinar sobre vacinação realizado pela parceria entre a Interfarma e a Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações. O tema foi “Avanços e Desafios na vacinação de idosos, adultos e grupos especiais”. 

Ao abrir o evento, o diretor-executivo da InterfarmaEduardo Calderari, destacou a importância de reforçar algumas vacinas tomadas na infância durante a vida adulta. Algumas vacinas tomadas na infância precisam ser refeitas na vida adulta para que o indivíduo continue protegido, como é o caso da antitetânica, por exemplo. Hoje, todos estamos na expectativa de sermos vacinados contra o Coronavírus. Mas não podemos esquecer dos outros imunizantes disponíveis, ou poderemos ver o retorno de doenças que já eram consideradas controladas”, afirmou. 

Durante o debate, foi enfatizado a importância de melhorar a comunicação sobre as vacinas necessárias para a população adulta, idosa e para os grupos especiais. Muitas vezes esses grupos não procuram os postos de vacinação por falta de informação sobre o tema. Além disso, é preciso que médicos e profissionais da saúde orientem os pacientes sobre quais vacinas são necessárias para cada caso. A queda na cobertura vacinal e o possível retorno de doenças já controladas ou até erradicadas também foram discutidos. 

Com moderação do deputado federal Pedro
Westphalen
, o webinar teve a participação da presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Maisa Kairalla; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai; e a diretora da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Lessandra Michelin. 

O evento foi uma continuidade do webinar realizado no dia 2 de dezembro, que discutiu a vacinação para crianças e adolescentes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.